Prefeita de São José da Lapa revoga decretos emergenciais e vereadores rejeitam pedido de cassação
- Central Vespasiano
- 26 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jun.

A prefeita de São José da Lapa, Márcia Lopes (PP), revogou nesta segunda-feira (26) os decretos emergenciais que haviam sido alvo de denúncia e pedido de cassação protocolados na Câmara Municipal. O caso gerou grande repercussão no município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O decreto n° 3.925/2025, assinado no dia 19 de maio, estabelecia uma série de medidas emergenciais para contenção de gastos, reorganização administrativa e racionalização do uso dos recursos públicos. Entre as medidas estavam:
Redução dos salários da prefeita, do vice-prefeito e dos secretários municipais;
Exoneração de cargos e corte de despesas com pessoal, exceto nas áreas essenciais;
Suspensão de contratos, gratificações e eventos institucionais.
Pedido de cassação na Câmara Municipal
Após a publicação do decreto, um advogado e morador do município protocolou na Câmara uma denúncia com pedido de cassação da prefeita Márcia Lopes. Segundo o denunciante, a chefe do Executivo teria cometido infração político-administrativa ao editar os decretos.
Diante da repercussão, a prefeita decidiu revogar os dois decretos que estavam no centro da denúncia.
No mesmo dia, às 18h, foi realizada a 15ª Reunião Ordinária da Sessão Legislativa de 2025. Na pauta, estava a análise da Denúncia nº 01/2025, que tratava do pedido de cassação.
Resultado da votação
Por unanimidade, os 10 vereadores presentes votaram contra a abertura do processo de cassação, argumentando que, com a revogação dos decretos, não existia mais objeto para a denúncia. Apesar disso, parte dos parlamentares manifestou apoio à abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na administração municipal.
No entanto, a proposta de CPI também não avançou. Os vereadores que rejeitaram a abertura foram:
Bia de Paula
Tuchá
Kleytinho
Luizinho Catuné
Pastor Marcos Aires
Mateus de Taquinho
Neide Robson
Rita do Escolar
Tião do Clube
Pastor Vander
Com isso, a prefeita Márcia Lopes não enfrentará, neste momento, nenhum processo formal dentro da Casa Legislativa.
Clima político segue tenso em São José da Lapa
Embora o pedido de cassação tenha sido arquivado, o cenário político em São José da Lapa segue tenso, com discussões acaloradas entre grupos favoráveis e contrários à atual gestão. A expectativa é que, nos próximos dias, haja novos desdobramentos sobre o tema, especialmente em relação à gestão dos recursos públicos e à condução administrativa do município.
PARA NOTÍCIAS ANTERIORES A 30 DE ABRIL DE 2025, ACESSE O NOSSO PERFIL DO INSTAGRAM (@CENTRALVESPASIANO)




Comentários