Mineiro deportado dos EUA que fugiu da UPA em Vespasiano é encontrado em BH
- Central Vespasiano
- 26 de out.
- 2 min de leitura

O mineiro Iago Queiroz Costa, de 32 anos, que estava desaparecido desde que foi deportado dos Estados Unidos, foi localizado na manhã deste domingo (26) em um terminal de ônibus no bairro Itapoã, em Belo Horizonte. Ele havia fugido da UPA de Vespasiano na madrugada de sábado (25), para onde tinha sido encaminhado após desembarcar no Brasil.
De acordo com familiares, Iago conseguiu lembrar o número de telefone de um irmão e pediu um celular emprestado para fazer contato. Após informar sua localização, a família acionou a Polícia Civil, que o encontrou e o levou para atendimento hospitalar. Ele estava a cerca de 20 km da unidade de saúde de onde havia fugido.
A tia do jovem, Valéria Queiroz, relatou que a família — natural de Montes Claros, no Norte de Minas — se deslocou até Belo Horizonte para reencontrá-lo. “Ele já está na companhia de pessoas de confiança”, afirmou.
Passagem pelos EUA e deportação
Iago morava há sete anos em Eatontown, em Nova Jersey (EUA), onde trabalhava na área de Tecnologia da Informação (TI). Segundo parentes, ele buscou novas oportunidades profissionais ao se mudar para o país.
Em agosto, ele foi preso e levado para centros de detenção do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA). A família acompanhava seu caso pelo sistema oficial, porém o nome do mineiro desapareceu da plataforma no dia 22 de outubro, indicando que ele havia sido deportado ao Brasil.
O jovem enfrenta transtornos psiquiátricos há cerca de dois anos e já passou por três internações. Após chegar ao Aeroporto Internacional de Confins, ele foi direcionado a um hotel em Confins, em ação de acolhimento do Governo Federal, e posteriormente transferido para a UPA de Vespasiano, de onde fugiu.
Localizado e seguro
Após ser encontrado em BH, Iago foi levado para atendimento médico e permanece sob cuidados da família. A situação gerou grande mobilização nas redes sociais e entre autoridades locais, que auxiliavam nas buscas.




Comentários